

Terapia Cognitivo Comportamental - TCC
Desde a formação na faculdade, me identifiquei com a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), por ser uma abordagem com um modelo de psicoterapia breve, estruturado e direcionado para a resolução de problemas atuais e a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais (Beck, 1964).
Essa abordagem enfatiza que os pensamentos influenciam as nossas emoções e comportamentos, ou seja, não é a situação ou o contexto que determina o que as pessoas sentem, mas sim, o modo como elas interpretam e pensam os fatos em uma determinada situação.
Um exemplo simples: você liga para um amigo e ele não pode falar naquele momento. Dependendo do repertório que você tem, poderá pensar “Ah...será que ele está bravo comigo?” ou “Será que ele não gosta mais de mim?" mas na verdade, ele estava naquele momento, em uma reunião com o chefe e realmente não poderia ter lhe dado atenção. Como consequência, o seu pensamento determinou sua emoção (você ficou triste) e seu comportamento (não vou mais ligar para ele). Foram pensamentos disfuncionais!
Portanto, o principal objetivo da Terapia Cognitivo Comportamental é auxiliar na identificação da situação, na mudança de pensamento (para pensamentos mais assertivos e funcionais) e por fim, na aprendizagem de novos comportamentos, sendo altamente recomendada para diversos tipos de dificuldades psicológicas, possibilitando uma boa adaptação à realidade social bem como, equilíbrio e tranquilidade para lidar com todas as questões emocionais.